quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Sobre a Shitō-kai e o Estilo Shitō-ryū

O fundador Mabuni Kenwa estudou o Itosu-ha (escola de Itosu) sob a orientação do grande mestre Itosu Ankō, representante do estilo Shuri-te, e posteriormente aprendeu o Higaonna-ha (escola de Higaonna) com o mestre Higaonna Kanryō, expoente do Naha-te. Mesmo após formar-se no ensino médio e ingressar na polícia, Mabuni continuou pesquisando formas e técnicas de escolas menos conhecidas, além de Shuri-te e Naha-te, estudando também os estilos Matsumura-ha, Aragaki-ha e outros. Fora do Karate, dedicou-se ainda ao estudo das artes do Kobudō de Ryūkyū, incluindo o bō-jutsu (técnica do bastão) e o sai-jutsu (técnica do tridente).

A fusão e harmonização de todas essas técnicas e princípios espirituais deram origem ao Karate-dō Shitō-ryū.

Seguindo o princípio de "Shu–Ha–Ri" — manter a forma, romper a forma e transcender a forma —, o estilo enfatiza a importância de preservar fielmente os fundamentos (kata), aplicá-los de modo criativo e relacioná-los com o kumite (combate). Assim, o sistema foi estruturado para que o praticante possa compreender o Karate por meio da prática integrada de kata, bunkai (análise) e kumite.

Em 1934 (ano 9 da Era Shōwa), Mabuni adotou o nome "Shitō-ryū", combinando os ideogramas iniciais de seus dois mestres — "Shi" (糸) de Itosu e "Tō" (東) de Higaonna. Após participar das atividades da Dai Nippon Karatedō Kai e, posteriormente, da Nippon Shitō-ryū Karatedō Kai, durante a formação da Federação Japonesa de Karatedō (Zen Nihon Karatedō Renmei), foi fundada, em 1964 (ano 39 da Era Shōwa), a Federação Japonesa de Karatedō Shitō-kai (Zen Nippon Karatedō Renmei Shitō-kai), que desde então se expandiu não apenas em todo o Japão, mas também por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário